terça-feira, 3 de junho de 2014

[DICAS] Mudando os maus hábitos pelos bons.





















Olá, amigos!

Essa máxima sobre bons e maus hábitos, eu sempre gosto de ressaltar nas minhas aulas. Essa é uma qualidade fundamental a qualquer concurseiro sério, e parece faltar a muitos.

Parece faltar às pessoas confiança na sua própria capacidade de mudar de hábitos, ou, quando o fazem, de fazê-lo com convicção e perspectiva sincera de mudança, e não de maneira brusca, superficial e frágil. Por isso, já tratei o tema, conforme vocês podem ler abaixo:

Um bom planejamento, essencialmente, envolve o estabelecimento de uma nova rotina de vida, com novos hábitos. Mas sabemos, no entanto, que cultivar novos hábitos não é nada fácil, não é? Aquela dieta que sempre adiamos ou não conseguimos continuar; os treinos, que são longe e dão uma preguiça enorme; levantar uma hora mais cedo para estudar, ou não cochilar a tarde para não desregular o sono, etc., etc., etc. 
Mas não desanimem, porque mesmo que seja difícil, não é impossível. Podemos cultivar bons hábitos apenas tendo em mente que maus hábitos não se “perdem”: substituem-se. Assim, comece aos poucos, trocando maus por bons hábitos: não só nos estudos, mas também no dia-a-dia. Reflita um pouco sobre seu cotidiano e tente perceber onde você poderia mudar para melhor, onde plantar hábitos positivos, e comece a por isso em prática.


Podemos cultivar bons hábitos apenas tendo em mente que maus hábitos não se “perdem”: substituem-se.
     
            É como as clássicas “dietas de segunda”: “A partir de segunda, vou cortar todas as besteiras, vou treinar de manhã, de tarde e de noite, e vou perder 8 Kg em uma semana!”. Na quarta ele já, ou furou com seu planos, ou desistiu completamente, deixando para “a próxima segunda” o recomeço do seu projeto fazendo exatamente a mesma coisa. Como alcançar novos e melhores resultados, se continuamos fazendo as mesmas coisas? Portanto, uma mudança de perspectiva é necessária.
            Mas não se esqueça de começar devagar! Não tente dar um passo maior que as pernas. Mudanças abruptas de hábitos tendem facilmente ao fracasso, pois o ser humano é um ser de hábitos, e “cortá-los” de uma vez dificilmente dá certo. Assim sendo, mude os hábitos aos poucos, substituindo-os gradativamente. Você, com o tempo, com essas pequenas mudanças, você conseguirá consolidar uma nova e mais saudável rotina em prol do seu sonho.

Esse é parte do conteúdo do meu primeiro ebook "Dicas Eficazes de Estudo para Aprovar em Concursos Públicos". Você pode ler e baixar GRATUITAMENTE o referido texto NESTE LINK.

E para enviar suas dúvidas, sugestões, críticas e colaborações, é só usar o formulário da página "Fale Conosco", logo ali em cima, ou enviar um e-mail para perseguindoumsonho@gmail.com

Grande abraço a todos!


Prof. Eduardo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.