quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uma matéria por vez: Parte 4 - Direito Constitucional

Antes de mais nada, tenho que lembrar aos leitores que este post é dirigido aos candidatos ao cargo de DELEGADO. Apesar de Direito Constitucional também cair na prova dos agentes, para os delegados o assunto cobrado é muito mais amplo.

Prestem muita atenção nessa matéria, futuros Deltas, porque ela é a base do Direito. Aliás, ela é a base da nossa vida! Não é por nada que nossa Constituição Federal é chamada de "Carta Magna". Tudo, mas tudo mesmo, começa com ela. Eu sempre a imagino como o caule de uma planta, de onde saem todas as ramificações.

Como todos vocês são bacharéis em Direito, vou partir do princípio de que já conhecem bem a CRFB e os tópicos que caem na prova. Mesmo assim não se enganem. Essa matéria vai muito além da “letra fria da lei”, é controversa em vários pontos e polêmica em outros. É aqui que trataremos dos nossos direitos e deveres, da organização do nosso país, e também da nossa amada Polícia Federal.

Por essas e outras, Direito Constitucional é a matéria mais fascinante de todo o edital da PF.


Para aprendê-lo, não basta estudar apenas os livros. Você precisa estudar o mundo à sua volta. Parece exagero? Nem pensar. É certo que a essência das provas da CESPE é decoreba pura, e se você se sai bem decorando a lei seca, faça isso. Mas para APRENDER Direito Constitucional e responder as questões com base na sua experiência de vida, vai ter que fazer melhor que isso.

Como tudo começa com a teoria, vou indicar dois livros que vão ajudá-los:


- Direito Constitucional - Coleção Concursos Públicos - Autor: Fabrício Sarmanho de Albuquerque - Editora Gold.

Eu não gosto, não aprovo, não costumo usar nem indicar, mas desta vez vou sugerir um livro-resumão para concursos públicos. Estou abrindo uma exceção porque este é realmente muito bom. Comprei o meu naquelas revistinhas da Avon (as vezes a gente encontra coisas inesperadamente interessantes lá). Ele traz um resumo com os pontos principais das provas de concurso, e trata dos temas mais importantes da Constituição. Mas eu sempre falo, falo e falo e vou repetir mais uma vez: um livro desse tipo não é e nunca será suficiente para dar os extraordinários conhecimentos necessários para a PF. Use-o como uma diretriz, mas nunca como única fonte de estudo.


- Curso de Direito Constitucional - Autor: André Ramos Tavares - Editora Saraiva

Para complementar os estudos da teoria, acredito que esse livro do Tavares está de bom tamanho. Ele não é avançado demais a ponto de ter um texto exageradamente denso e cansativo, e também não é simples demais a ponto de faltar informações. Além disso, é suficientemente completo para vocês encontrarem quase todos os tópicos do edital nele.


Eu estudei apenas o segundo livro para o exame da OAB, e foi suficiente. Obviamente as necessidades variam de candidato para candidato, e talvez você ache que precisa consultar mais livros ou ler mais apostilas. Sem problemas, faça o que achar melhor.

Basicamente o que devo falar aos candidatos é que, para uma compreensão mais completa do Direito Constitucional, assistam aos jornais sempre que puderem. A maioria dos tópicos do edital aparecem nas notícias do dia a dia: governo, poder judiciário, segurança pública, enfim... quase tudo que nos cerca é Direito Constitucional e, portanto, é assunto da prova dos deltas federais.

Agora veja bem. Se possível assista à televisão em um lugar onde não haja outras pessoas que podem incomodar, pois ninguém consegue prestar atenção nas notícias com comentaristas ao lado. Para os candidatos que trabalham ou estão na faculdade na hora dos jornais, tem sempre o jornal da manhã (que vocês podem assistir enquanto tomam o café) e o jornal do almoço. O Band News também é uma boa opção, se você tem acesso a ele.

Para quem não pode assistir às notícias na televisão, ou quer complementar as informações, a Internet tem muitos sites úteis, e vou passar os que mais consulto:


http://www.veja.com.br

http://www.correiobraziliense.com.br

http://www.folha.uol.com.br

http://www.oglobo.com.br


É desnecessário dizer que a parte de fofocas não cai na prova, não é? Nem o que está acontecendo na casa do BBB, nem o corte de cabelo novo da atriz fulana, nem a separação bombástica do cicrano que saiu do armário e assumiu o caso que tinha com o carteiro. Adivinha só! A PF não quer saber se você sabe tudo sobre essas coisas!

O que nos interessa, tanto nos jornais quanto nos sites, é a parte de Direito Constitucional. E isso pode estar ligado com os tópicos de Atualidades, afinal o Direito sempre acompanha as mudanças na sociedade, como já sabemos.

Então procure identificar as notícias sobre os direitos e deveres: vida, liberdade, segurança, propriedade... nem sempre isso está explícito no texto!

Como estamos em época de eleições, aproveite a enxurrada de reportagens sobre o Poder Executivo, partidos políticos... tem muita informação por aí!

Meio ambiente, família, educação, idosos e crianças também são assuntos que (ainda bem!) estão em alta ultimamente. Está tudo nos portais de notícias, basta ter boa vontade e ler.

O importante é que você não pesquise em um site só, ou veja apenas um jornal. Todos nós temos os nossos preferidos, mas complementar e comparar informações é crucial para formar sua opinião crítica a respeito do que está lendo/ouvindo. Parcialidades infelizmente existem, e delegados não podem ser massinha de modelar nas mãos da imprensa.

Para terminar, vou deixar também minhas dicas de estudo:

  • Escolha um lugar tranqüilo para estudar, se possível longe de barulho, bem iluminado e ventilado. A luz deve estar atrás de você, e deve ser suficiente para que seus olhos não se cansem. O ambiente não pode estar muito frio ou muito quente, pois tudo isso acaba impedindo a concentração. Se na sua casa não tem um ambiente assim, use a biblioteca pública ou as salas de estudo das bibliotecas das universidades.
  • Se você mora com outras pessoas, avise-as que é o seu horário de estudo e que não quer ser incomodado(a). Coisas como fechar a porta e botar plaquinha de “não perturbe” podem parecer agressivas demais, mas não hesite em fazê-las se for necessário. Lembre-se de que é a sua vida que está sendo decidida nesse concurso, e a jogada é muito alta.
  • Se puder, desligue o celular. Ou então deixe no modo Silencioso e depois retorne as ligações e mensagens.
  • Seja organizado(a)! Separe seus livros por assunto no armário, assim vai conseguir rapidamente encontrar o que precisa. Arquive os textos impressos, notícias e anotações pessoais em fichários separados por assunto com divisórias.
  • Tenha canetas marca-texto, canetas coloridas e lapiseira para fazer os destaques nos livros. Esses materiais não são caros e você vai precisar muito para selecionar as partes importantes dos textos.
  • Folhas de rascunho para fazer anotações também precisam estar sempre com você. Depois de usá-las, não jogue fora, entregue-as para reciclagem. Que foi? Você não quer ser PF? Meio ambiente é assunto do edital. Ahá, te peguei, hein?!
  • Acesse todos os dias todos os sites dos Tribunais de Justiça Estaduais e Federais. Leia as notícias que eles colocam lá sobre os acórdãos dos desembargadores e ministros. Conhecer as construções jurisprudenciais que estão rolando no Brasil vão te salvar em várias questões da prova.
  • Faça uma pausa a cada 45 ou 50 minutos. Lave o rosto, beba água, dê uma volta por aí. Volte quando estiver com a cabeça limpa.
  • Se achar que não está mais conseguindo se concentrar, pare. Não adianta querer continuar estudando se não está mais retendo as informações e precisa ler 10 vezes a mesma linha. Caso a situação esteja crítica, tome um banho e volte depois.
  • Tenha sempre livros e apostilas atualizados e um Vade Mecum novinho em folha. Eu já disse (mas não precisava dizer) que o Direito está em constante mudança e evolução.

By Criska

6 comentários:

  1. Apesar do fato de eu estudar p agente, com ctz há pontos no texto que podem ser aproveitados. =)
    Rumo à Federal

    ResponderExcluir
  2. muito bom texto, certo que também serve aos candidatos a agente.

    ResponderExcluir
  3. Bom, como o post é para os Delegados, não apresentei uma introdução e nem uma explicação minuciosa do Direito Constitucional e da CRFB, porque os candidatos são formados em Direito.

    Se fosse Direito Constitucional para os Agentes (que não são necessáriamente formados em Direito) a abordagem teria sido diferente =)

    ResponderExcluir
  4. Ótimo o seu artigo, apesar de não concordar em alguns pontos. Contudo, sempre é construtivo ver uma opinião contrária.
    Continue com esses belíssimos artigos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, exponha seus pontos de discordância, rapaz! Um embate de idéias é sempre bem vindo, e tenho certeza que a Criska está disposta a ouvir qualquer crítica construtiva, ou rebater ao que ela não concorde!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu adoro uma boa discussão!! \o/
    Ficarei feliz em ouvir os pontos com os quais vc não concorda, pois assim poderemos conversar sobre eles =D

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.