domingo, 19 de setembro de 2010

Faltando tempo pra estudar? Será mesmo?

E aí, galera! Beleza?

Com o perdão da palavra, tem sido realmente foda arrumar tempo pra escrever aqui! Tá uma correria que não para mais, e ainda tem as provas, que começam essa semana. Peço sinceras desculpas, mas estou fazendo o que posso.

Aproveitando o embalo, hoje vou falar sobre a dita "falta de tempo". Não segue a linha do post da Criska, que trata da administração do tempo. Se trata de encontrar tempo onde parece não haver.



Muitos candidatos entram em desespero ao perceber que o trabalho, curso, faculdade, etc., ocupam cerca de 70% do seu tempo diário, enqunto outros 15% são gastos fazendo as coisas rotineiras, sobrando então 15% de tempo pra estudar (atenção: essas porcentagens não são exatas, mas apenas para se ter uma noção). É realmente complicado, e eu sei bem como é. O fato é que, para alcançar o projeto que estabelecemos para nossas vidas, de sermos Policiais Federais, só se realiza se estudarmos e nos prepararmos.

É necessário então que, em meio a esta louca rotina, encontremos nosso tempo de preparação, deixando claro que pra isso não devemos NUNCA neglicenciar outras coisas, como os estudos da faculdade (lembre-se que, para ser PF, você precisa primeiro terminar a faculdade!), trabalho, namorada(o), etc. E como faremos isso? Abaixo, eu dou algumas dicas que eu mesmo pus em prática e que tem funcionado (algumas aprendidas no blog Concurseiro Solitário):

  • Organização é a alma do negócio. Ter seus horários organizado em um quadro, como aponta William Douglas, ajuda demais sua organização e sua distribuição de tempo livre. Além disso, seu material de estudos também deve estar organizado, para que não se perca tempo. A organização te dará diversas vantagens, como as citadas, além de te por a frente dos candidatos desorganizados.
  • Feriados, domingos, viagens e festas. Guerreiros, o caminho é cheio de sacrifícios. Aquele tão esperado domingo de descanço, dia de dormir até tarde... É hora de pensar se valerá realmente a pena perder um dia inteiro de estudo enquantos seus concorrentes estarão estudando. O mesmo para feriados. Deixe as viagens e festas para segundo plano, para o seu tempo de diversão, nunca os substituia por tempo de estudo (quem fala isso é um festeiro inveterado.. rsrsrs).
  • Fator fadiga. Amigos, esse é foda. O cansaço vai cair em cima de você e você deve resistir, mas tudo tem limites. Não adianta, não vai ser proveitoso estudar 3h caindo de sono, quando poderia dormir 1h e estudar as outras 2h. MAS CUIDADO PRA NÃO CONFUNDIR CANSAÇO COM PREGUIÇA! Experiência própria.
  • Aproveite os horários mínimos. Quanto tempo você leva de deslocamento, de casa para o trabalho? Se mais de 20 minutos, então você já tem um tempo razoável pra estudar. Pode acordar uma horinha mais cedo e dormir uma horinha mais tarde? Pode subir até o andar do escritório de escada, ao invés de elevador? Caminhar até um ponto mais distante? Vai ficar numa fila de banco, então por que não estudar? Deve-se começar à aproveitar esses horários mínimos, horários e atividades que antes serviam pra se admirar as paisagens. Mas não use esse tempo pra aprender matérias novas: use para revisão e pra exercícios. Isso porque vai requerir um nível de atenção menor do que o se precisa pra aprender algo novo.
  • Atenção ao sentimento de culpa. Esse é um sentimento bem perigoso, pois te joga muito pra baixo. Se você não consegue terminar algo, nem começe. Pra pegar o livro e dez minutos depois largá-lo, dizendo que não aguenta mais, que está sem saco, nem deveria ter começado. Com o tempo, você vai se sentir culpado por essas horas perdidas e vai sentir um sentimento ainda pior quando não ver seu nome na lista de aprovados: FRUSTRAÇÃO.
Enfim, há muitas outras coisas que você pode fazer para caçar um tempinho a mais pra se preparar. Encurte a hora do almoço, acorde mais cedo, baixe e escute audiobooks no ônibus, etc. O importante é aproveitar todo o tempinho vazio. Com o tempo, o estudo e a preparação vão se tornar algo prazeroso, e você realmente não vai querer perder tempo, quando lembrar daquela lista de exercícios da sua disciplina favorita te esperando em casa.

É importante lembrar também que esse post eu me dirigi a preparação no sentido amplo, isto é: estudo e atividades físicas. Não negligenciem o físico! Nesse tempo corrido, encontre uma horinha por dia pras atividades físicas de preparação para o TAF.

Abração, galera! Até a próxima!

E rumo à Polícia Federal.

2 comentários:

  1. Disciplina na vida de um concurseiro é uma virtude imprescindível.
    Vlw post... Sempre acrescentando algo!!!

    Boa sorte nas provas e nos estudos...

    Forte abraço!

    Jonas.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pela postagem! Você colocou bem que sentiremos falta das horinhas perdidas com coisas irelevantes, só digo isso pois ainda não to conseguindo seguir uma rotina de estudo. Mas to tentando aproveitar o máximo as hoaras que me restão.

    Forte abraço e SERTÃÃÃÃÃOOOO.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.