domingo, 9 de maio de 2010

"No money, baby" - Como superar a falta de grana?

Um dos maiores problemas do candidato a um concurso público é o dinheiro. Hoje em dia, qualquer candidato sério sabe que estudar por apostilas de bancas de jornal é pura bobagem (a não ser como revisão), portanto, deve-se investir uma grana considerável na compra de bons livros (que, "por coincidência", não são baratos). Os materiais de papelaria, para os estudos, também não podem faltar. Além disso, um bom curso preparatório também é um investimento que vale a pena. Academia, equipamentos para Educação Física (já viram quanto está custando um bom tênis para corrida?), personal trainer para preparação física também entram na conta. Fora a inscrição do concurso. Enfim, são muitos os gastos.

Meu avô dizia que o dinheiro não era problema, mas a solução dele, mas como solucionar os problemas sem ele? Não posso dizer muito, uma vez que eu mesmo ainda estou aprendendo essa arte, mas posso compartilhar as poucas dicas que sei.



A maioria dos meus problemas são relacionados à falta de grana. Como ainda faço faculdade, e ainda por cima particular, quase 500 reais são retirados da receita da minha família (uma vez que não trabalho) para pagar a mensalidade. E ainda há mais dois semestres pela frente.

Fora isso, gasto em torno de 50 reais com Academia (sei que exercícios físicos podem ser feitos de graça, mas meu caso é especial, como explicarei abaixo. Quando dá, compro algum bom livro para os estudos. E como ninguém é de ferro, ainda tenho que arrumar algo em torno de 80 por mês para sair nos fins de semana com os amigos, reduzindo sempre ao máximo os custos, quando posso. Enfim, é uma série de gastos necessários, alguns imprescindíveis até.

Para superar a falta de grana, passei a tomar algumas medidas, que recomendarei abaixo:
  • Livros: Quantidade não é qualidade! Compre BONS livros, ao invés de VÁRIOS livros. Procure se informar sobre os livros mais indicados e autores mais renomados em cada matéria e compre apenas os livros necessários. Sei (muito bem até, pois sou viciado em comprar livros) que alguns volumes são bem atraentes. Mas se for dispensável, dispense. Lembre-se que você não tem grana para isso.
    1. Xerox: Se não tiver grana para o livro inteiro, tire Xerox dos capítulos que te interessam por ora. Com o tempo, separe uma graninha pra comprar o livro mesmo, pois valerá à pena (além do mais, se procedermos sempre com essa prática, acabaremos prejudicando o autor, como lembrou meu amigo SURF).
    2. Bibliotecas: Lembre-se sempre delas! Você pode consultar os livros de graça, além de desfrutar de um lugar tranquilo para estudar. Procure boas bibliotecas, como as de universidades e as públicas (federais, devido ao melhor nível de qualidade que as estaduais e municipais, de maneira geral).
    3. Internet: Há muitos bons materiais gratuitos na internet, e são excelentes opções para que não dispõe de muita grana. No entanto, CUIDADO, pois, se baixar o material por fontes ruins, corre o risco de estudar por material desatualizado, ou mesmo cheio de erros. Então, procure bons sites sobre isso, fontes confiáveis e atualizadas.
  • Preparação Física: Há casos especiais, como o meu, em que o candidato deve procurar ajuda de profissionais para acompanhar sua preparação, devido ao excesso de peso (como no meu caso) ou qualquer outro fator especial, incluindo recentes lesões, por exemplo. Mas de maneira geral, você pode se preparar sem gastar (tanta) grana. Entenda que investir em equipamentos corretos é necessário, como tênis para corrida, roupas adequadas, etc. Procure se informar com um amigo professor de Educação Física (e não meramente aquele seu amigo "marombeiro" metido a professor) sobre os exercícios que pode fazer para se condicionar para o TAF. Esqueça essa dica se puder ter acompanhamento profissional, que é o correto;
  • Curso Preparatório: Chore desconto, ofereça trabalho em troca, pergunte se ganha desconto indicando amigos, tire daqui e dali, mas dê um jeito de pagar um bom curso, pois vale muito à pena. Mas lembre-se: não adianta se esforçar tanto para pagar um cursinho meia-boca. Esse papo de "quem faz o estudo/escola é o aluno" tem um milhão de exceções a regra, e essa é uma delas. Portanto, vale à pena investir num bom curso.
  • Vergonha do "Paitrocínio": Muitas pessoas têm vergonha de ser bancado pelos pais. Eu mesmo detesto, não por ser sustentado, mas porque eu sei o esforço que eles fazem para manter isso. Por sorte, meus pais não acham que é uma "aventura" esse meu empenho no concurso da PF, mas nem todos têm a mesma sorte que eu. O que eu posso recomendar é que tenha uma conversa franca com eles, pergunte onde está sendo demais para eles, em que você pode ajudar etc. Isso ajudar a estabelecer uma maior relação de confiança em sua "aventura" e a presença mais forte de um apoio familiar, que é fundamental;
  • "Não passei no vestibular, e daí?": Outra boa dica, que pretendo pôr em prática logo, é ir a universidades públicas e assistir aulas como ouvinte. Isso mesmo! O acesso a universidades públicas é livre, então vá a uma, pegue o horário das matérias que quer assistir, peça licença ao professor, explique que quer assistir a aula como ouvinte (raramente há oposição) e aproveite! Se quiser assistir a mais de uma aula, espere até o final, explique ao professor a situação que tenho certeza que a maioria não se importará com sua presença nas aulas, e talvez você até dê sorte de conhecer alguns dispostos a te ajudar nos estudos;
Bom pessoal, por hora é só. Como tempo, espero ir aprimorando minhas técnicas de driblar essa dificuldade que muitos outros candidatos encaram, e conforme o fizer, postarei mais técnicas para você. Compartilhe também suas técnicas conosco! Comente e participe.

Forte abraço a todos!
E rumo à PF!

5 comentários:

  1. Em relação as dificuldades financeiras, passo por isso também. A questão é seguir em frente, ignorando as dificuldades.
    Um ponto do seu texto que "assino embaixo" é referente a preocupação de bons materiais para o treinamento físico. Eu sou do tipo magro. Comecei a treinar corrida com um tênis velho e senti uma dor específica, estranha. Ao voltar pra casa e notar o desnível do tênis, ausência de amortecedor, mas muito mais que isso: o tênis estava todo gasto...
    Percebi da pior forma que isto não é frescura nao.
    No geral, dicas muito boas. Parabéns pelo blog.
    Estamos juntos. Rumo à federal.

    ResponderExcluir
  2. nem fala dessa dificuldade financeira, a dois meses tive q sair do emprego para conseguir conciliar estudos para a PF e Faculdade, estou no ultimo semestre do meu curso, mas como nao estou trabalhando mais( faculdade de manha e a noite, e cursinho preparatoria durante a tarde) estou com muita dificuldade para continuar a estudar, afinal realmente sao mtos os gastos e nao estou conseguindo comprar livros e nem pagar a academia, pois no momento nao posso contar com "paitrocinio", terei que voltar ao serviço, eh uma pena, mas preciso de livros, pois os que uso na biblioteca estao ultrapassados e nao estao me dando o retorno esperado.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Ricardo... Ás vezes as coisas se complicam mais do que esperavamos, né? Mas vai lá, com calma, retorna ao serviço, compra os livros, vai juntando uma grana e vai seguindo. Em breve, se Deus quiser, você terminará o curso e então terá mais tempo para poder conciliar os estudos do concurso e a faculdade.

    Quanto a livros ultrapassados em bibliotecas, isso varia. Não sei de onde você é, mas em universidades (públicas eu não sei, mas nas privadas com certeza) a cada semestre entra uma nova série de livros. Óbvio que nem sempre é adquirido o livro que precisamos, mas dá uma pesquisada. Nas bibliotecas das universidades privadas, geralmente é aberta a visitação pública em determinado horário. Recomendo que dê uma pesquisada.

    E no que mais possamos ajudar, estamos aí.

    Forte abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, vi sua mensagem na Comunidade de Polícia Federal do Orkut e gostaria de dar os parabéns pela iniciativa do Blog.

    Considero muito boa a sua idéia de compartilhar conosco as experiências que o levarão (temos que ter muita confiança da certeza na aprovação) ao tão almejado cargo.

    Assim como você, eu também tenho esse objetivo, que é entrar para a Polícia Federal (mais especificamente no cargo de Delegado).

    Já sou formado em Direito, advoguei por um tempo, mas percebi que não era a minha verdadeira vocação, então mergulhei de cabeça nos estudos em tempo integral desde o segundo semestre do ano passado.

    Sei, portanto, como é deixar de trabalhar para "somente" estudar e me preparar para as provas. Tenho a sorte de possuir condições financeiras para isso, então resolvi seguir meu sonho.

    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa. No que eu puder ajudar, pode contar com o apoio.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.